quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Neo Realismo Italiano - A Arte Como Subterfúgio em Tempos de Desolação

Grandes produções já abordaram as marcas deixadas pela segunda guerra mundial. Filmes como “A Lista de Schindler” nos mostraram as feridas ainda abertas na sociedade após uma das maiores tragédias da história. Mas existe um período que não é tão comumente explorado nos blockbusters. A decadência pós guerra.
Após o fim da primeira guerra, e depois da queda do governo de Mussolini, houve uma desestabilização na industria cinematográfica italiana. Foi a partir daí que o ambiente que cercava os italianos, quase que naturalmente deu origem ao cinema Neo Realista.


Terra Treme (La Tierra Tiembla) - Luchino Visconti, 1948


O surgimento deste movimento foi um tipo de resposta ao cinema conservador que dominava a Itália anteriormente e era um modelo de como deveria ser o comportamento da família tradicional idealizada. E além dos belíssimos clássicos que foram eternizados pelas mãos de grandes diretores como Roberto Rosselini, Federico Fellini, Vitorio De Sica e Luchino Visconti, o Neo Realismo exerceu a função social inconsciente de registrar com detalhes as consequências da guerra e o modo de vida do período que veio a seguir, A população era apresentada em constante luta contra a miséria.


Ladrões de Bicicleta (Ladri di Bicicleti) - Vittorio de Sica, 1948


As principais características do Neo Realismo Italiano foram marcadas pela necessidade. O aspectos mais marcantes, como as externas (devido aos danos causados ao estúdio Cinecittà), utilização de atores não profissionais, a pobreza e a paisagem destruída são os reflexos do rastro deixado pela segunda guerra mundial.

Roma, Cidade Aberta (Roma, Cittá Aperta) - Roberto Rosselini, 1945


Um dos temas recorrentes na maioria das produções era a tensão da convivência dos italianos na Italia ocupada pela Alemanha.


Roma, Cidade Aberta (Roma, Cittá Aperta) - Roberto Rosselini, 1945


Apesar de tudo o que o movimento Neo Realista representou, ele perdeu sua força rapidamente. No início dos anos 50, o sentimento de reestabelecimento da sociedade italiana fez com que os filmes americanos, de mensagens positivas e estimulantes, tomassem o lugar dos filmes que retratavam o que aquele povo tentava esquecer.

Diferente de outros movimentos que também foram relevantes para o cinema, o Neo Realismo Italiano não surgiu de grupos de teóricos, autores e estudiosos que pretendiam estabelecer uma estética própria. Ele foi um movimento que surgiu de um momento histórico catastrófico, e que se fixou na cultura cinematográfica pela sinceridade de suas produções em meio à vitória da criação sobre a falta de recursos e que, sendo assim, representou um marco na história da arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário