Os Westerns,
conhecidos no Brasil como faroestes,
ou bang bang, são filmes que retratam
o período em que as fronteiras dos EUA foram estendidas até o Oceano Pacífico,
cujos territórios novos foram também povoados a medida em que eram anexados, entre
1840 á 1890. Portanto, uma temática essencialmente norte americana.
Então, como seria possível um filme sobre o Velho Oeste não ocorrer no Velho
Oeste? Parece estranho, mas foi talvez o maior movimento do cinema popular italiano
durante as décadas de 60 e 70, os Spaghettis Westerns.
De modo geral, os filmes não possuiam histórias elaboradas e profundas, mas possuiam características marcantes como a ênfase na sujeira dos personagens, e principalmente na poeira dos ambientes que transmitiam miséria e desolação (quase todos os filmes foram rodados no deserto de Almeria, Espanha), ao contrário dos westerns americanos, que apresentavam o deserto como uma paisagem a ser admirada.
A violência era alta, com muitas mortes e tiroteios. Possuiam heróis com
características peculiares e caricatas. E por fim, uma certa despreocupação com
o contexto histórico, pois era comum o uso de metralhadoras nos filmes, arma
esta que não havia sido inventada em tal período.
![]() |
Django, de Sergio Corbucci - 1966 |
Estas características acabaram desagradando a crítica e aos cinéfilos, que
desprezaram totalmente o movimento, alegando que as obras italianas não
possuíam conteúdo, essência western, e que mais pareciam paródias.
Outro aspecto que contribuiu com a má imagem obtida na América, foi o fato dos
faroestes italianos terem sido feitos para o consumo da massa, ao contrário dos
westerns americanos, que possuiam um público mais seleto por serem filmes “cult”.
Mas houve o
momento em que a América provaria com gosto os Spaghettis Italianos, graças a
obra de Sergio Leone.
![]() |
Sergio Leone |
“Por Um Punhado de Dólares” inicialmente foi recebido com todas as críticas já
citadas, mas, décadas depois foi considerado considerado um grande clássico dos
faroestes em geral.
![]() |
Por Um Punhado De Dólares (Per Un Pugno Di Dollari) - 1964 |
No ano seguinte Leone retornaria com “Por Uns Dólares a Mais”, e a consagração
final de sua "Trilogia do Homem Sem Nome" viria em 1966, com o maior clássico spaghetti, “Três Homens Em Conflito”.
![]() |
Por Uns Dólares A Mais (Per Qualche Dollaro In Piú) - 1965 |
![]() |
Três Homens Em Conlgito (Il Buono, Il Bruto, Il Cattivo) - 1966 |
Estas obras também
marcaram o movimento.
Django, de Sergio Corbucci - 1966
![]() |
A Morte Anda a Cavalo (Da Uomo A Uomo), de Giulio Petroni - 1967 |
![]() |
Era Uma Vez No Oeste (C'era Una Volta Il West), de Sergio Leone - 1968 |
![]() |
Cimitero Senza Croci, de Robert Hossein - 1969 |
Muitos dos que criticaram intolerantemente estes filmes, acabaram reconhecendo
seus valores décadas depois. Talvez o amadurecimento pessoal e a percepção de
que a essência de uma estética única e nova possa ser levada em conta, tenha
feito-os enxergar o imenso valor que o Spaghetti Western possui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário