domingo, 23 de novembro de 2014

Cinema Noir - Muito além de histórias sobre investigações criminais.

Muito se falou sobre guerras neste blog, mais exatamente sobre o período após elas, que acabaram sendo essenciais para uma mudança de mentalidade nos homens. Com eventos tão catastróficos por motivos tão injustificáveis, a humanidade passou a ver o mundo com mais ceticismo e pessimismo, sob um constante estado de vigília, onde se tenta garantir apenas o próprio bem estar e sobreviência. Este é o mundo retratado no movimento Film Noir, bastante popular nos anos 40 e 50.

Com o regime nazista se instalando na Alemanha nos anos 30, muitos cineastas alemães migraram para os EUA, trazendo consigo a já conhecida estética expressionista, unindo-a com o cinema hollywoodiano. 

Basicamente pode se dizer que esta foi a fórmula dos filmes Noir.

Esta nova vertente caracterizava-se por apresentar uma versão degradada do homem, normalmente usando temas como imoralidade, corrupção, complôs, desconfiança, vícios, manipulações e traições. No universo Noir, a evidência maior está no psicológico desestruturado dos personagens.

Como já citado, a estética Noir originava do expressionismo, sendo notável o alto contraste entre preto e branco e na intensa valorização das sombras.


Outro aspecto importante foram os ambientes esfumaçados.


De modo geral, há diversos aspectos que acabaram sendo tradicionais em quase todas as obras:
  • A trama central gira em torno de um assassinato ou roubo;
  •  Há sempre a figura do detetive particular;
  • Muitas passagens narradas;
  • Muitos flashbacks. Em alguns casos o filme inteiro é um flashback;
  • Ambientes luxuosos;
  • Lugares como clubes e casas noturnas;
  • Personagens que fumam, com cenas onde se destaca a fumaça;
  • Becos escuros e sujos;

E um destaque especial para as duas grandes marcas do Cinema Noir – as sombras de persianas sobre o rosto do protagonista.


E as femme fatales, mulheres cuja imagem foi na contramão dos preceitos da época. Aparentavam independência e sexualidade. Tinham grande poder de sedução e manipulação, estando normalmente ligadas ao protagonista.





O Cinema Noir foi mais um produto do pós-guerra que novamente usou de toda a tensão e incertezas do momento, para transformar um filme em uma mostra do instinto de sobreviência na selva urbana. Sem explicações, sem justificativas, apenas a exposição do sujo.

Abaixo, uma pequena lista com alguns dos principais filmes Noir.

O Segredo Das Jóias (The Asphalt Jungle), de John Huston - 1950
O Império do Crime (The Big Combo), de Joseph Lewis - 1955

Pacto de Sangue (Double Indemnity), de Billy Wilder - 1944

À Beira do Abismo (The Big Sleep), de Howard Hawks - 1946

Nenhum comentário:

Postar um comentário