Muito se falou sobre guerras neste blog, mais exatamente
sobre o período após elas, que acabaram sendo essenciais para uma mudança de
mentalidade nos homens. Com eventos tão catastróficos por motivos tão
injustificáveis, a humanidade passou a ver o mundo com mais ceticismo e
pessimismo, sob um constante estado de vigília, onde se tenta garantir apenas o
próprio bem estar e sobreviência. Este é o mundo retratado no movimento Film
Noir, bastante popular nos anos 40 e 50.
Com o regime nazista se instalando na Alemanha nos anos 30,
muitos cineastas alemães migraram para os EUA, trazendo consigo a já conhecida
estética expressionista, unindo-a com o cinema hollywoodiano.
Basicamente pode se dizer que esta foi a fórmula dos filmes Noir.
Esta nova vertente caracterizava-se por apresentar uma versão degradada do homem, normalmente usando temas como imoralidade, corrupção, complôs, desconfiança, vícios, manipulações e traições. No universo Noir, a evidência maior está no psicológico desestruturado dos personagens.
Como já citado, a estética Noir originava do expressionismo,
sendo notável o alto contraste entre preto e branco e na intensa valorização
das sombras.
Outro aspecto importante foram os ambientes esfumaçados.
De modo geral, há diversos aspectos que acabaram sendo
tradicionais em quase todas as obras:
- A trama central gira em torno de um assassinato ou roubo;
- Há sempre a figura do detetive particular;
- Muitas passagens narradas;
- Muitos flashbacks. Em alguns casos o filme inteiro é um flashback;
- Ambientes luxuosos;
- Lugares como clubes e casas noturnas;
- Personagens que fumam, com cenas onde se destaca a fumaça;
- Becos escuros e sujos;
E um destaque especial para as duas grandes marcas do Cinema
Noir – as sombras de persianas sobre o rosto do protagonista.
E as femme fatales, mulheres cuja
imagem foi na contramão dos preceitos da época. Aparentavam independência e
sexualidade. Tinham grande poder de sedução e manipulação, estando normalmente
ligadas ao protagonista.
O Cinema Noir foi mais um produto do pós-guerra que novamente
usou de toda a tensão e incertezas do momento, para transformar um filme em uma
mostra do instinto de sobreviência na selva urbana. Sem explicações, sem
justificativas, apenas a exposição do sujo.
Abaixo, uma pequena lista com alguns dos principais filmes Noir.
Abaixo, uma pequena lista com alguns dos principais filmes Noir.
O Segredo Das Jóias (The Asphalt Jungle), de John Huston - 1950 |
O Império do Crime (The Big Combo), de Joseph Lewis - 1955 |
Pacto de Sangue (Double Indemnity), de Billy Wilder - 1944 |
À Beira do Abismo (The Big Sleep), de Howard Hawks - 1946 |
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