sábado, 22 de novembro de 2014

Nouvelle Vague - Quebrando os Paradigmas do Cinema Clássico de Hollywood

Assim como o Neo Realismo Italiano, a Nouvelle Vague fez parte do que ficou conhecido como “Movimento de Cinema Artístico Europeu”. A intenção deste movimento era ir contra os padrões pré estabelecidos pelo cinema clássico hollywoodiano.
No final dos anos 50, uma necessidade de novas linguagens cinematográficas levou um grupo de cinéfilos e críticos que escreviam para a revista francesa “Cahiers Du Cinéma” a criarem espontaneamente um novo tipo de narrativa estética que rompesse relações com o estilo conservador do cinema da época.  Deste mesmo meio de críticos surgiram nomes como François Truffaut, Jean-Luc Godard, Éric Rohmer, Claude Chabrol e Jaques Rivette.

Revista Cahiers Du Cinéma


Muitos destes jovens estavam engajados com inovações sociais e políticas da época, transparecendo seu sentimento de renovação e mudança em suas produções, como ficava evidente na edição, direção e narrativa das mesmas.
François Truffaut foi um dos mais agressivos críticos do cinema tradicional Frances na época. Sua obra “Os incompreendidos” é, talvez, uma das principais obras do movimento, já que serviu de alavanca para outros diretores como o próprio Godart, por trazer inovações e uma quebra total das regras conhecidas até então.

Os Incompreendidos (Les Quatre Cents Coups), François Truffaut - 1959


Jean-Luc Godard talvez seja o nome mais conhecido do movimento vanguardista francês. As técnicas utilizadas por ele surpreendiam as pessoas na época, causando uma sensação de estranheza, sem que elas pudessem identificar se aquilo era intencional ou não.

Acossado (A Bout De Souffle), Jean-Luc Godard - 1952


Nas Garras do Vício (La Beau Serge), Claude Chabrol - 1958

Um dia desses eu assistia a um documentário sobre edição e montagem e me lembro de uma parte onde o editor Richard Chews falava que ao assistir o filme Acossado nos anos 60, não sabia se aquele diretor simplesmente não sabia o que estava fazendo, ou se confiava tanto no seu domínio da gramática cinematográfica que tentava apresentar uma nova forma de linguagem, já que nos primeiros 5 minutos de filme ele já havia quebrado todas as regras.

Acossado (A Bout De Souffle), Jean-Luc Godard - 1952



No mesmo documentário, até mesmo Martin Scorsese afirma que quando assistiu ao filme não entendeu nada, pois aquilo tudo era moderno demais para ele. Hoje em dia qualquer um possui uma compreensão quase inata da linguagem audiovisual. Muito já foi experimentado e ensinado, e o que parecia tão estranho algumas décadas atrás pode parecer clichê e batido hoje em dia. Por isso é preciso colocar-se no contexto da época antes de assistir a uma obra, principalmente quando ela é proveniente de um movimento tão significativo como foi a Nouvelle Vague. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário